Qual o papel do líder no mercado imobiliário?

Qual o papel do líder no mercado imobiliário?

Entenda as principais características que um líder de sucesso deve ter

Ser um bom líder pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um corretor ou imobiliária.

Mais do que liderar o seu time, um verdadeiro líder deve ensinar sua equipe a lidar com pessoas, principalmente se esses corretores recebem clientes pessoalmente e não só atendem prospects online.

Em nosso artigo de hoje daremos orientações para que um corretor líder possa desenvolver sua equipe no caminho do sucesso.


Chefe x Líder

Famoso no mercado em geral, o livro ‘O Monge e o Executivo’ já nos dizia: liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio do caráter”.

Logo entendemos que ser líder não é somente dar ordens, existem algumas diferenças entre líder e chefe que é preciso destacar.

A primeira delas diz respeito à liderança. Um bom líder possui uma autoridade natural e não uma autoridade que se conquistou apenas através do cargo exercido.

A segunda diferença se refere à tomada de decisões, um bom líder decide com a ajuda de sua equipe ouvindo o que cada um tem a dizer e sabendo reconhecer uma boa ideia.

A mesma coisa acontece quando um chefe e um líder delegam tarefas. Enquanto um líder deixa que sua equipe trabalhe, dividindo tarefas de forma justa e demostrando sua capacidade, um chefe monopoliza atividades e gosta de concentrar tudo em volta de si.

Ensinar através de exemplo

Bom líder é aquele que se mostra através de atitudes e não da fala mais alta ou das ordens que dá. O líder mostra como fazer, coloca a mão na massa e apenas direciona a equipe, sem apenas mandar que cumpram missões.

Manter-se atualizado

Sempre falamos aqui sobre a necessidade de um corretor se manter atualizado sobre diversos assuntos. Isso não é apenas para corretores, mas principalmente para quem exerce a função de liderar uma equipe de corretores.

O mercado está em constante mudança e cada meta precisa ser revista e ajustada conforme as tendências do setor. É papel do líder se atualizar e transmitir a equipe o novo cenário, pensando como conjunto as soluções e possibilidades para cada setor, mesmo que isso altere o planejamento inicial da equipe.

Planejamento

Falando em planejamento, é através dele que um líder se organiza e delega atividades de acordo com o perfil de cada indivíduo. A longo prazo, uma imobiliária de sucesso precisa de planejamento, essa programação não é apenas uma questão de definir metas e atingi-las, mas também visa desenvolver pessoas. A equipe precisa que um líder crie condições para que as metas sejam alcançadas, se houver dificuldades, que elas sejam vistas como desafios a serem vencidos e não empecilhos que tornem desculpas sem sentido presentes na equipe.

Feedbacks são necessários

Nem sempre a equipe é capaz de saber que está errando ou que o trabalho não é apropriado. O erro pode vir de todos ou de apenas uma pessoa, esse indivíduo precisa saber de seu erro e ter a chance de mostrar que pode crescer.

Aprender a ser líder também exige saber contornar situações complicadas, como fornecer feedbacks construtivos. Entenda o que sua equipe precisa e oriente-os para que se tornem o que você precisa.

Saiba ouvir sua equipe

É claro que dar feedbacks é importante, orientar pessoas e desenvolve-las é atividade inerente ao líder, mas saber ouvir também é essencial.

Boas ideias surgem quando as pessoas se sentem estimuladas pelo líder, assim como a resolução de problemas comportamentais ou de qualquer outro tipo podem ser solucionados facilmente apenas ouvindo o que o outro tem a dizer.

O equilíbrio entre falar e ouvir deve ser exercitado sempre em equipe.

Capacitando pessoas e reconhecendo talentos

Nossa última dica é: saiba formar pessoas. Outro ponto importante para quem é de fato um líder. Um perfil não é desenvolvido de uma hora para outra, logo a liderança não pode ser imediatista. Estimular um liderado não é competir com ele, mostre que cada um pode mais e estimule a competição leal entre membros da mesma equipe.

SóCorretor
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos