Significado das cores, onde usar

Significado das cores, onde usar

Você conhece o significado das cores e sabe como usá-las na sua decoração? Aprenda agora a decorar de acordo com as suas emoções

Você gosta de cômodos mais enérgicos e cheios de personalidade ou prefere os calmos, que transmitam paz e tranquilidade? Saiba que é possível adotar um desses estilos para sua casa através de detalhes na sua decoração utilizando apenas cores. Isso mesmo! Cada cor tem a sua energia e atua de uma forma nos ambientes das casas e apartamentos. Saiba um pouco mais sobre cada cor, anote as dicas e veja referências para inspirar as próximas mudanças do seu lar.

Verde: prosperidade e esperança nos detalhes

O verde é conhecido por ser a cor da esperança e da prosperidade. Na decoração, é possível criar ambientes incríveis com essa cor, que tem diversas tonalidades. Ela ajuda a lembrar da natureza e, por conta disso, acaba por remeter também à liberdade, saúde e vitalidade. Use o verde na sala para atrair prosperidade para sua família e todos que visitarem sua casa. Você pode apostar nessa cor nas paredes ou até mesmo em móveis e acessórios decorativos. Vai bem também em cortinas, desde que se opte por um tom mais claro a fim de não escurecer o ambiente.

30_05_cores7

Lilás: mistério e espiritualidade em um canto especial da casa

O lilás é uma cor cheia de mistério e que remete a espiritualidade. Na decoração, dá para criar em casa um ambiente próprio para fazer suas meditações utilizando essa cor. Tire um momento do seu dia para entrar em contato com o seu lado espiritual, relaxar e meditar coisas boas. Essa cor transmite magia e vai muito bem em detalhes como acessórios decorativos.

30_05_cores5

Laranja: energia nas atividades do dia-a-dia

O laranja transmite vitalidade. Essa cor vai muito bem em momentos que você precisa especialmente de mais energia nas tarefas de casa. Por estar ligada diretamente a essas características da emoção humana, a cor laranja também traz alegria. A dica é utilizar essa cor na decoração da cozinha, pois é um local que merece uma dose extra dessa emoção. Portanto, traga para o ambiente uma cor que traga boas emoções e coloque bastante paixão ao cozinhar para quem você ama.

30_05_cores6

Azul: um mergulho em mares de tranquilidade e relaxamento

O azul transmite uma sensação gostosa de relaxamento, paz e tranquilidade. Na decoração, é ideal que você invista em ambientes como o quarto, onde você terá o seu merecido descanso no final do dia. Essa cor é fria, portanto traz calma e serenidade para momentos em que você precisa desligar e relaxar. É possível adaptar essa cor em um quarto através da pintura da parede, uma cortina de tom mais claro ou até mesmo na roupa de cama e travesseiros. Adapte como achar melhor, as opções são infinitas e fáceis de encontrar no mercado. O azul é outra cor que fornece uma infinidade de tons, como marinho, turquesa, royal, bebê, entre outros.

30_05_cores

Rosa: amor nos detalhes e pequenos momentos do dia

O rosa é uma cor romântica e aconchegante, que remete diretamente ao amor e traz essa sensação de ternura e cuidado. O lugar ideal da casa para receber essa cor é a sala de jantar, porque é onde acontecem os momentos de convívio no dia-a-dia. Os cafés e refeições ao lado da família merecem um ambiente que traga essa sensação de bem estar e afeto. Isso ajuda a deixar a semana mais leve mesmo com a correria do trabalho, escola ou faculdade.

30_05_cores4

Amarelo: uma dose de inspiração e foco

O amarelo é uma cor que muitos adotam em ambientes de trabalho por transmitir inspiração, otimismo, foco e comunicação. O ideal dentro de casa é deixar essa cor para os ambiente que exigem de você uma dose extra de foco e motivação. Adote para o seu home office, seja na parede ou nos pequenos detalhes. Há móveis nessa cor, assim como acessórios de mesa e escritório.

30_05_cores3

Branco: paz e tranquilidade na sua rotina diária

O branco é a cor universal da paz. Essa cor transmite calma, tranquilidade e ajuda também no relaxamento. Na decoração, pode ser utilizada na maior parte dos detalhes do banheiro. O branco ajuda a dar também uma sensação de limpeza e calmaria e pode também ser utilizado no quarto, combinado com a cor azul. Leve para sua cama tons que o ajudem a relaxar e desconectar a mente para o descanso ser ainda melhor. Isso te ajudará a garantir uma noite de sono muito melhor.

30_05_cores2

Agora que você já conhece o significado das cores e sabe como adaptá-las para os ambientes da casa, que tal investir nas que mais te agradam e criar ambientes que remetem diretamente às suas emoções?

Imovelweb
CONTRIBUTOR
PROFILE

Mais Matérias

Comente