Tudo o que você precisa saber sobre locação de garagem em condomínios

Tudo o que você precisa saber sobre locação de garagem em condomínios

Se você tem um apartamento com garagem e deseja alugá-la para outros, não deixe de conferir neste artigo como funciona a regra para locação.

Algumas propriedades não dispõem de vagas de garagem e isso pode ser fator determinante para moradores na hora de fechar negócio. Muitas vezes, para não perder um bom preço, os clientes topam ficar sem vagas, mas a longo prazo se arrependem devido ao receio de deixar o carro na rua ou até mesmo se a oportunidade de comprar um carro surja nesse meio tempo.

Quando isso acontece, o morador tende a procurar uma vaga dentro do próprio condomínio para alugar com outro residente do prédio, mas essa prática precisa respeitar algumas regras. Muitos condomínios não se opõem a isso, tornando viável conseguir uma vaga sem grande dificuldades. Ainda assim, tomar certos cuidados jurídicos é uma forma de evitar problemas no futuro.

Os tipos de vagas podem variar entre indeterminadas: quando não existe local fixo para estacionar e a lotação é preenchida de acordo com a ordem de chegada dos automóveis, e determinadas: quando existe local fixo demarcado para o proprietário, constando até mesmo na escritura do imóvel.

No segundo caso, o dono da vaga pode até gerar um contrato de locação do espaço para outro morador.

No caso de confecção de contrato, o mesmo deve conter algumas informações como endereço e localização da vaga, finalidade da locação, valores acordados considerando possíveis cobranças de juros ou multas, se houverem atrasos nas mensalidades, e por fim, os dados de ambas as partes envolvidas na negociação.

Caso deseje, o proprietário da vaga poderá também exigir uma cópia do documento do automóvel do solicitante da vaga.

É importante atentar-se na hora de fechar negócio com o tamanho das vagas. Embora não pareça, elas possuem tamanhos diferentes, variando entre P, M e G. Se o seu veículo for um carro popular, a vaga P pode atender às suas necessidades sem grandes problemas, já no caso de carros maiores como SUVs, pode ser necessária a locação de uma vaga um pouco maior.

Se você é quem está alugando uma vaga para outros, é possível realizar um cálculo prévio para avaliar se o que você vai cobrar por uma ela é um valor justo.

Usar de referência 1% do valor pago pelo espaço é uma boa forma de começar essa conta, mas você poderá também estimar valores com base no preço praticado no condomínio, manutenção do ambiente e localização da vaga. Se a sua vaga possui depósito para ferramentas ou espaço é fechado o valor final poderá ser maior devido a esses diferenciais que a maior parte das vagas não possui.

Saiba mais sobre o custo de vagas de garagem clicando aqui!

Para evitar dor de cabeça, é importante sempre comunicar ao síndico as mudanças que você deseja realizar nas vagas, como por exemplo, adicionar uma cobertura para chuva e etc. Além disso, é importante entender a finalidade de quem quer alugar a sua vaga, pois nem sempre os condomínios permitem o uso das mesmas para guardar coisas diferentes de automóveis.

Outro ponto delicado e que deve ser questionado antes é a possibilidade de lavar o automóvel na vaga. Geralmente toda a manutenção e limpeza feita no carro deve ser realizada com o mesmo fora da vagas para não causar incômodos para outros usuários do condomínio.

Certifique-se de todos esses pontos na hora de alugar a sua vaga ou enquanto você procura uma para alugar. É de responsabilidade do ocupante da vaga zelar pelos seus pertences pessoais, evitando deixar coisas dentro do veículo nas áreas coletivas com grande fluxo de pessoas circulando.

Conheça 10 mitos da vida em condomínio nesse artigo do nosso blog.

Por fim, entenda sempre o regulamento do seu condomínio e respeite as regras para melhor convívio com outros moradores. O regimento interno é a melhor diretriz para transmitir segurança na hora de alugar um espaço dentro do condomínio. Procure o seu síndico e converse para saber mais (;

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos