O pensamento sustentável te ajuda a economizar gastos

O pensamento sustentável te ajuda a economizar gastos

Em espaços comerciais o gasto de energia é sempre muito alto. Porém, quando o pensamento sustentável entra em ação, isso pode ser diferente.

Em seu escritório, quantas vezes você se deparou com todas as luzes apagadas, com os computadores desligados e a máquina de café sem estar funcionando? Pois é, são raras às vezes em que cenas como essas acontecem em ambientes de trabalho.

No começo do mês, quando as contas começam a chegar, todos sempre pensam no por que do alto valor.  E então: será que é possível incluir medidas sustentáveis também no dia a dia e nas rotinas de um espaço comercial?

Nós acreditamos que sim! Isso pois, atualmente, construtoras, administradoras de condomínios e até mesmo os próprios proprietários e/ou locatários de espaços comerciais vem repensando o modo que utilizam a energia.

Esse é o caso do edifício AR3000 Cabral Corporate & Offices, que obteve uma redução de 38% no consumo de energia. Isso representa não somente uma contribuição para o meio ambiente, mas também um menor custo em sua operação – que pode ser facilmente percebida pelos inquilinos.

Entre as medidas previstas para reduzir o consumo de energia, a fachada do edifício representa uma maior contribuição. A envoltória externa auxilia na melhoria da qualidade do ambiente interno por meio da soma de diferentes soluções, como o uso de vidros duplos, brises e vedações em drywall com isolamento térmico.

Como a envoltória do AR3000 é caracterizada por grandes planos envidraçados, que vão do piso ao teto, os espaços interiores têm um ótimo fornecimento de luz natural e acesso às vistas externas. Assim, as áreas internas requerem menos iluminação artificial e têm considerável autonomia.

O projeto foi ainda mais longe, adotando estudos e simulações de iluminação para todos os espaços comuns e áreas de garagem, o que se traduziu em redução da potência luminosa. Sensores de presença também contribuem com um uso mais racional da iluminação. A redução alcançada foi de 52% nas áreas comuns.

A fim de prevenir altas temperaturas no interior do edifício relacionadas à alta exposição aos raios do sol, brises estão dispostos na envoltória, trazendo um aspecto arrojado e sombreamento adequado. O resultado foi uma carga térmica mais baixa e uma menor demanda por condicionamento do ar. Essas características também são realçadas pelo isolamento fornecido pelos vidros duplos.

Que tal adotar isso no seu escritório também? Ou até mesmo contar com empreendimentos que já tem isso em seu projeto original? Na Village Imobiliária você pode encontrar espaços como esses disponíveis para receber a sua empresa, inclusive o AR3000, o case de sucesso que citamos nessa matéria. E lembre-se: pensar sustentável é pensar no futuro!

 

* O AR3000 Cabral Corporate & Offices é um edifício de 25 pavimentos e cerca de 33.450 m², localizado em Curitiba. Concluído em 2016 pela construtora Andrade Ribeiro, o empreendimento está disponível na Village Imobiliária.

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Mais Matérias

Comente