Porta de correr com palets: confira o passo a passo para construir a sua

Porta de correr com palets: confira o passo a passo para construir a sua

Hoje é dia de passo a passo! E quem irá nos ensinar o Faça Você Mesmo de hoje é o pessoal do site Habitissimo. Aprenda a fazer sua própria porta de correr!

Elas são modernas, elegantes, ajudam a economizar espaço no ambiente e a torná-lo mais atraente. Se você gostaria de obter todas essas vantagens associadas às portas de correr e ainda reutilizar alguns palets que pareciam não ter mais utilidade nenhuma, então esse tutorial elaborado em parceria com o site Habitissimo foi feito para ajudá-lo!

Com uma sequência de passos simples, é possível montar a sua própria porta de correr com palets e dar a ela o acabamento que melhor combina com a decoração do seu imóvel. Confira:

O que você irá precisar

O principal material que você irá precisar, como já deve ter imaginado, são os palets. A quantidade exata de paletes que serão necessários irá depender do tamanho que quer para sua porta de correr.

Geralmente, dois palets são suficientes para construir uma porta de correr em tamanho tradicional, mas, para ter certeza se eles serão suficientes, você pode desmontá-los e analisar a quantidade de madeira disponível. Além dos palets, também será necessário contar com algumas ferramentas e outros materiais, como: furadeira, martelo, parafusos, lixas, tinta e um kit de acessórios para instalar a porta de correr.

Preparo das madeiras

Como os palets são formados por peças de madeira rústicas, antes de iniciar a montagem de sua futura porta de correr o ideal é que você possa lixá-las e pintá-las para dar um acabamento melhor ao material.

Mesmo que a sua intenção seja manter o aspecto mais rústico dos paletes, é importante lixar a madeira para remover possíveis farpas e deixá-la pronta para receber um produto de tratamento ou a tinta de sua preferência.

 

Início da montagem

Para iniciar os trabalhos de montagem, é recomendável que já tenha desmontado todos os paletes para trabalhar com as madeiras soltas. A fim de elaborar um esboço de como ficará a sua porta de correr, você pode encaixar as peças no chão, colocando uma ao lado da outra da forma como gostaria que ficasse o desenho da porta de correr.

Esse trabalho é importante para dar forma à estrutura da porta de correr e permitir que você saiba como utilizar cada peça de madeira.

Estrutura da porta

Para realizar o encaixe das peças de madeira e montar a estrutura de sua porta de correr, você deve pregá-las utilizando tábuas na transversal que serão responsáveis por unir todas as tábuas da porta. Esse trabalho pode ser feito com o uso da furadeira e dos parafusos.

Vale destacar que as tábuas transversais são fundamentais para sustentar toda a porta de correr, por isso é importante que o seu posicionamento e fixação sejam feitos de forma correta.

Instalação da porta de correr

Antes de iniciar a fixação de sua porta de correr de paletes no local escolhido, você deve se certificar de que escolheu o kit de acessórios adequado, sendo que existem diversas opções disponíveis no mercado.

Geralmente os kits possuem instruções de instalação que facilitam o trabalho. É importante destacar que o trilho deve ser instalado a uma certa distância do topo da porta, e essa distância será definida pela largura das guias. Tenha cuidado para não deixar a porta encostando no chão, pois isso pode comprometer a sua movimentação.

Observe ainda a largura do trilho, que deve ser pelo menos o dobro da largura do batente da porta. Seguindo essas dicas e o manual de instruções que acompanha o kit de acessórios, certamente a instalação de sua porta de correr será bem sucedida.

Criatividade é o segredo

O universo das portas de correto é extremamente vasto e contempla diversas possibilidades tanto de fabricação quanto de instalação. Para ajudá-lo com algumas inspirações na hora de construir a sua própria porta de correr de paletes, nós separamos as imagens abaixo.

Solte a imaginação e deixe a criatividade falar mais alto para ter a porta de correr que você sempre quis!

 

* A Habitissimo atua há oito anos como uma ponte entre oferta e procura no setor de obras, reformas, decoração e serviços domésticos em todo país. A página web brasileira já recebeu mais de 2 milhões de pedidos de orçamentos, com uma média de 50 mil pedidos por mês.

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos