Faça arranjo de flores com objetos reutilizáveis

Dê mais vida e alegria aos ambientes espalhando flores pelo lar; confira alguns modelos sustentáveis para os seus arranjos

vasoDecorar a casa vai muito além de escolher móveis bonitos. Os detalhes, na verdade, são o que realmente fazem a diferença e dão personalidade ao lar. Um arranjo de flores, por exemplo, é uma ideia simples, mas que embeleza os ambientes com facilidade e menos custo, ainda mais se eles forem feitos em objetos recicláveis. Latas de achocolatados, potes de vidros, baldes de alumínio, bules, pequenas caixas de madeira e até mesmo lápis de cores podem ser usados para criar vasos estilizados e diferentes.

Sua imaginação e criatividade podem ser colocadas em práticas ao criar um lindo arranjo de flores. Nessa decoração, não há limites para inventar e colocar o que te der vontade. A possibilidade de mistura de flores e outros elementos do seu arranjo é ilimitada. Mas, existem algumas dicas de flores para cada estação, qual tipo de base para o arranjo é melhor para combinar com o ambiente e dicas para que ele dure mais. Veja algumas ideias e dicas:

Materiais necessários para fazer o seu arranjo de flores:

  • 1 base para acomodar o seu arranjo (lápis de cores, potes de vidro, latas de achocolatado, bules, pequenas caixas de madeira são algumas ideias)
  • flores de sua preferência
  • tesoura ou alicate de poda
  • arame
  • fio de palha (opcional)
  • folhagem da sua preferência
  • esponja vegetal
  • limpa-rosas

 

Escolha da base do arranjo para combinar com o ambiente

Depois de reunir os materiais, escolha onde irá colocar o seu arranjo de flores. Caso opte por um local mais descontraído, faça escolhas por bases mais alegres e com um pouco mais de cor, como o vaso de lápis acima. Para lugares mais rústicos, a escolha pelos bules, latas de achocolatado e caixas de madeira acaba se enquadrado melhor. Para lugares mais sofisticados, os potes de vidro se encaixam muito bem e complementam o seu arranjo de flores.

Escolha das flores conforme o clima

Isso também é muito importante para fazer o seu arranjo durar ainda mais tempo. Cada flor se adequa melhor a um tipo de clima, por isso é necessário fazer bem a escolha para não se arrepender depois. Para o calor, por exemplo, a escolha de copo-de-leite, astromélia, a orquídea, o cravo e o lisianthus são opções mais interessantes, já que essas espécies resistem às altas temperaturas. Já para o frio, a rosa, a hortênsia, a tulipa, a boca-de-leão e a prímula resistem mais.

vaso2

 

Fazendo o seu arranjo de flores

O primeiro passo para começar a montar o seu arranjo é retirar as folhas das flores escolhidas com o limpa-rosas. Depois, retire as pétalas que estiverem machucadas para dar uma beleza maior ao seu arranjo. Por fim, corte o talo das flores no tamanho que será a base onde o arranjo será colocado e faça o corte longitudinal nas pontas para que as flores possam absorver mais água e durarem mais. O corte longitudinal está demonstrado na imagem abaixo.

corte

Foto: Mulher

Para começar a montar o seu arranjo, escolha, pelo menos, dois tipos de flores diferentes, além da folhagem da sua preferência. Pegue uma flor como guia para começar. Feito isso, comece a trançar o caule das outras flores e folhagens para o seu buquê ou ramalhete comece a se formar, mas sempre segurando os caules para que o arranjo não se desfaça. Não coloque flores iguais muito próximas uma das outras para não criar um aspecto muito parecido. Para criar um volume maior na parte de cima, torça os caules e arrume-os, deixando as flores e folhas bem dispostas e separadas. A colocação da folhagem, principalmente na parte central, é importante para um arranjo bonito. Prefira deixar as flores mais isoladas para que elas ganhem um destaque maior. Basicamente, o segredo para um bom arranjo está na colocação harmoniosa das flores e nas posições intercaladas entre elas.

Finalização do seu arranjo de flores

Assim que você tiver terminado de arrumar as flores, segure-o firme, para que ele não se mova. Com a ajuda do arame, passe-o bem no meio dos caules para ficar fixo. Pegue o fio de palha e cubra o arame, para embelezá-lo ainda mais. O seu arranjo vai estar pronto, faltando apenas transferi-lo para a base escolhida. Se quiser, você pode usar alguns galhos, fitas de tecido e outros objetos para dar o que final.

No caso de escolher as latas, bules, caixas de madeira ou mesmo os lápis de cores coloque um pedaço da esponja vegetal no fundo do recipiente e fixe o arranjo nela. As plantas vivem mais desse jeito, por causa da absorção de água da esponja.

Caso você decida usar potes de vidro, terá de fazer a troca de água quase que diariamente, dependendo da flor. A higienização do pote também é muito importante.

vaso3

Mantendo o seu arranjo de flores

Para que ele dure por mais tempo, evite deixá-lo próximo a lugares que batam muito vento ou próximos ao ar-condicionado. Não use água gelada para regar, pois causa choque térmico, diminuindo o tempo de vida das flores.

 

 

 

Compartilhe!

    Tags: , , , , , ,

    ©2017 IW Sua Casa – Decoração & Mercado - Mapa do Site

    Recuperar minha senha