Diferença entre tinta látex e acrílica

Diferença entre tinta látex e acrílica

Construindo ou reformando, não importa: descubra como tirar todo o proveito das tintas látex e acrílica

O ano ainda está no início, mas você já deve saber que a Pantone já escolheu a cor de 2017, o Greenery. O tom, que é a mais recente dica decoração para levar mais frescor para a sua casa, é um tipo de amarelo-esverdeado que remete às folhagens novas e à vida ao ar livre, em toda a sua exuberância.

Para aproveitar essa e muitas outras cores valorizando cada vez mais o seu cantinho, no entanto, é comum ficar na dúvida sobre qual o tipo de tinta que deve ser usada. Para acabar de vez com a confusão e facilitar a decoração casa, reunimos algumas dicas decoração sobre quando e como usar a tinta látex e a tinta acrílica.

Conheça agora a diferença e todos os segredos para usar e abusar das tintas látex e acrílica.

18_05_tintas1

Dica de decoração: cada tinta no seu quadrado para ter o melhor resultado

São tantas tintas, marcas, cores e utilidades que chega a dar tontura quando entramos em uma loja especializada em tinta. Só que não tem motivo para isso não: na verdade tudo o que você precisa saber é a hora certa para usar tinta látex ou tinta acrílica.

Isso porque não existe uma única tinta que sirva para todas as utilidades, mas se você souber o básico sobre esses dois grandes grupos de tinta já conseguirá o melhor acabamento e durabilidade.

Os dois tipos chegam a compartilhar algumas características, mas têm usos diferentes. Por exemplo, ambos são solúveis em água e ambos secam rapidamente, mas a semelhança vai ficando por aí.

Tinta látex

Também conhecida como látex PVA. Como é solúvel em água, acaba se tornando uma tinta bastante prática para o pintor, já que se espirrar para onde não deve ela pode ser limpa apenas com um pano úmido.

Mas se isso por um lado é uma vantagem, existem também uma desvantagem. Como ela é solúvel em água não deve ser usada em exteriores, como fachadas, áreas molhadas ou que peguem chuva.

18_05_tintas2

No dia a dia a limpeza deve ser feita apenas com um pano macio com água e sabão neutro. Não use buchas ou materiais mais rústicos porque a tinta é porosa e poderá ficar com aparência esquisita no local.

De um modo geral, a tinta látex tem um bom rendimento, o que torna o seu valor ainda mais atrativo do que a da tinta acrílica. Ele pode variar de acordo com a marca escolhida, mas geralmente fica entre 200 e 350 m² por demão.

A diluição deve ser feita em 50% de água. Para obter os melhores resultados, a dica decoração é a aplicação de duas a três demãos de tinta. A repintura também é fácil – desde que a superfície esteja bem limpa antes da aplicação.

Ela também tem boa resistência ao mofo, boa durabilidade, retenção de cor, bom alastramento e pouquíssimo odor, o que é especialmente interessante para casas com crianças, idosos e pessoas alérgicas.

18_05_tintas3

A dica decoração aqui, além de usar a tinta látex PVA em interiores é usá-la também onde você pretende dar um acabamento fosco, porque ela não oferece outro tipo de cobertura. O resultado em paredes e portas fica realmente muito bom, em todas as cores.

Você também pode usar a tinta látex para pintar corrimãos, rodapés e objetos, como cadeiras, mesas e objetos. É sempre bom lembrar que o acabamento fosco é mais discreto, dando um aspecto aveludado às paredes e evitando o reflexo de luzes.

Tinta acrílica

No mundo das tintas, a acrílica é considerada de melhor qualidade do que a látex, e por isso mesmo, cerca de 30% mais cara em relação à látex premium. A diferença está na resina que está presente em maior quantidade na tinta acrílica, conferindo a ela maior durabilidade e resistência.

Outra vantagem é que pode ser encontrada também com acabamento acetinado ou com brilho, enquanto a látex oferece apenas o acabamento fosco. Ela também é diluída em água, mas em uma proporção menor em relação à látex: entre 10% e 30%.

18_05_tinta4

Como a resistência da tinta acrílica é maior, ela pode ser utilizada em áreas molhadas, como cozinha e lavabo, e em locais externos, como fachadas, já que é muito mais resistente à chuva.

Por causa do seu alto teor de impermeabilidade conferido pelas resinas acrílicas, ao contrário da látex a acrílica pode ser lavada. Como ela também é solúvel em água, ela não só é fácil de limpar como também tem pouquíssimo odor – pelo menos na maioria das marcas.

A dica decoração, nesse caso, é fazer uma composição de tintas: acrílica para o exterior e látex para dentro de casa. Dessa forma você consegue a melhor performance de cada uma, com resultados bem bacanas e menos peso no orçamento.

18_05_tintas5

Dicas decoração: como o acabamento influência no resultado final

Na hora de construir ou reformar casa tudo o que a gente quer é que ela seja a mais linda da rua – e tenha a nossa cara. Mas, gostos e preferências à parte, algumas intervenções têm melhores resultados do que outras, por isso vale a pena ficar ligado em algumas dicas decoração para o resultado esperado ficar ainda melhor.

De acordo com a cor que você escolhe para as paredes o ambiente pode parecer maior, mais luminoso, mais sofisticado ou alegre. Uma dica para escolher a melhor tinta, é pedir para o pintor pintar várias amostras de 1 m² sobre vários locais diferentes.

Escolha uma tinta mais clara do que o que você deseja porque tanto a látex quanto a acrílica costumam escurecer depois de secas. Para fazer a sua escolha, observe-as em horas variadas do dia – porque a luminosidade faz efeitos óticos diferentes.

18_05_tintas6

Se quiser criar um espaço mais íntimo na casa, pinte o teto com uma cor mais escura. Para parecer mais amplo, faça o oposto: pinte-o com uma cor mais clara do que a das paredes.

O acabamento fosco da tinta látex cria mais espacialidade em comparação ao acabamento com brilho da tinta acrílica, que é mais delimitadora. Por isso ela também é melhor para dar a sensação de amplitude.

Se a ideia for dar mais vida e luz, o amarelo é perfeito para incentivar a criatividade. Ele fica ótimo com tons de madeira tanto mais escuros quanto mais claros – e roupas de cama em tons de ocre, branco, bege ou marrom.

Destaque a sua porta da frente com uma cor que você não vê todo dia. Use tons de tinta acrílica azul imperial ou vermelho, por exemplo.

18_05_tintas7

Para evitar aparência desgastada da fachada da sua casa, renove a pintura acrílica a cada nove ou dez meses. Se não quiser repintar toda a fachada, renove apenas os acabamentos, como frisos ou portas e janelas.

Agora que você já está por dentro das dicas decoração usando tintas látex e acrílica, já pode começar sua reforma sem medo. Aproveite e conte para a gente como ficou, queremos muito ouvir a sua opinião!

Imovelweb
CONTRIBUTOR
PROFILE

Mais Matérias

Comente