O que você deve saber antes de investir num sobrado geminado

O que você deve saber antes de investir num sobrado geminado

Está pensando em comprar um sobrado geminado, mas ainda está na dúvida? Saiba quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de projeto.

Realizar o sonho da casa própria é o objetivo que muitas pessoas esperam para alcançar. Porém é difícil decidir se o melhor no momento é adquirir um apartamento, uma casa com quintal ou um sobrado entre tantas outras opções.

Uma opção cada vez mais comum entre os clientes tem sido a compra de sobrados geminados, e exatamente por isso nosso artigo de hoje vai trazer as principais características desse tipo de construção, além das vantagens e desvantagens que ela pode ter.

O que determina que o projeto seja um sobrado?

Bom, antes de mais nada precisamos definir o que é um sobrado. A principal característica dessa construção em relação a uma cada normal é a presença de dois ou mais andares em sua planta.

Exatamente por isso o sobrado se mostra como uma construção versátil para muitos clientes, já que a obra ganha em metragem e é possível começar o levantamento tanto em terrenos grandes como em terrenos menores.

Outro ponto importante a se destacar nesse sentido é que, mesmo em um terreno pequeno a construção de uma casa no estilo sobrado permite que a área seja mais bem aproveitada para a construção uma casa maior ou que o dono escolha ter um quintal, já que terá a possibilidade de ter mais espaço em outros andares.

Existem diversos tipos de sobrados, e entre eles há o sobrado germinado. Mas qual a diferença desse projeto para um sobrado normal?

Uma construção geminada é exatamente o que o nome sugere: uma construção gêmea ou idêntica a outras. Essa exatidão diz respeito à fachada, mas também a disposição dos cômodos do projeto, que serão iguais apesar de estarem em lados opostos.

O normal é que as casas, além de simétricas, compartilhem o mesmo terreno e até a mesma parede. Logo elas podem aparentar se tratar da mesma construção, apenas dividida ao meio.

Vantagens de um sobrado geminado?

1. Custo
Os custos de construção de um sobrado geminado são bem menores do que uma casa única ou um sobrado único. Essa é uma vantagem que não se pode ignorar.

Se houve economia no momento de construir os imóveis, é obvio que essa economia pode se refletir no momento da venda dele, exatamente por isso esse tipo de imóvel costuma ter um valor mais baixo no mercado.

2. Manutenção
Essa construção não costuma ter quintal, e quando tem é uma área pequena, portanto fácil de limpar e manter. Essa característica acaba sendo uma vantagem para quem adquirir o imóvel.

Nesse sentido a manutenção é um benefício. Porém pode ser também uma desvantagem, mas falaremos disso mais adiante.

3. Áreas comuns
É comum ter sobrados geminados simples em terrenos particulares ou sobrados geminados modernos em áreas de condomínios. Nesse caso, é normal que os condomínios possuam áreas comuns, uma vantagem para quem os adquire.

As áreas podem variar, mas costumam ser piscina, jardim, área de churrasco e um ambiente para recreação infantil. A vantagem desse item é que a manutenção e limpeza não ficam a cargo dos moradores, apesar de muito possivelmente existir uma cobrança para o serviço.

4. Segurança
Em condomínio fechado ou não, um sobrado geminado permite a proximidade maior dos vizinhos do que uma casa única. Isso significa o relacionamento construído com os seus vizinhos geminados, sirva também para ajudar na segurança do local.

Os donos de cada sobrado podem entrar em acordo em relação a sistemas de câmeras e cercas elétricas.

5. Economia de espaço
A planta do sobrado geminado pode ser a melhor forma de aproveitar cada canto do terreno, e sem sombra de dúvida esse é um tipo de projeto que permite aproveitar o solo ao seu máximo.

Caso o terreno seja muito menor do que o normal, isso pode ser compensado com a construção de mais andares, desde que a pavimentação tenha sido feita de forma correta. Agora que detalhamos as vantagens de um sobrado germinado, será que existem desvantagens em adquirir um imóvel como esse?

É o que vamos informar agora, assim será possível evitar qualquer problema.

1. Privacidade
Se o dono do sobrado estiver vindo de um apartamento, essa não será uma desvantagem para ele. Mas não podemos deixar de citá-la. Obviamente, se as paredes são compartilhadas, os ruídos dos sobrados vizinhos serão inevitáveis e se tornarão incômodos com o tempo.

O respeito entre as pessoas deve prevalecer, caso contrário a rotina e a privacidade entre os vizinhos podem ser comprometidos. Esse problema pode ser contornado com o uso de isolamentos acústicos, por exemplo.

2. Instalações elétricas e hidráulicas
Falamos dos custos como uma vantagem, mas alguns pontos podem se tornar ruins com o passar dos anos. Para economizar, não só as paredes foram divididas, mas também a rede elétrica e a hidráulica.

Logo, se houver algum problema dessa natureza em uma casa, certamente a vizinha será atingida.

Mesmo que as ligações sejam independentes, a construção foi dividida por igual. Nesse caso evite vazamentos, pias e canos entupidos, entre outros danos maiores.

3. Fachada
A fachada dos imóveis é o que fica a vista por qualquer indivíduo e, nas maiorias dos casos, é regra contratual que elas sejam mantidas exatamente iguais. Com isso, além de não poder modificar em nada o projeto, é preciso mantê-la limpa e cuidada.

Afinal, nada mais desagradável do que ter um conjunto de casas com uma ou duas destoando das demais com aspecto de sujeira e desleixo.

4. Reformas
Reforma traz transtornos para quem reside na propriedade e se tratando de imóveis geminados o transtorno é transferido também aos vizinhos. Se a parede é compartilhada, imagine que o barulho feito dentro de uma casa pode ser quase o mesmo ouvido do outro lado.

Logo, antes de dar início a qualquer tipo de reforma, é preciso informar os vizinhos, verificar os melhores horários para que não atrapalhe a rotina e o bom relacionamento de todos.

5. Iluminação
Sabemos que se uma parede é compartilhada com outro imóvel, essa parede não poderá ter janelas. Isso pode acabar impactando na iluminação e na ventilação do ambiente.

Uma casa escura e sem ar pode se tornar um ambiente com cheiro de mofo e abafado. Isso pode ser evitado com um bom planejamento, ainda na planta do projeto.

 

E então, percebeu que as vantagens se sobressaem?

No Imovelweb você encontra vários tipos de sobrado, inclusive os geminados, ao redor de todo o país! Clique aqui e confira!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos