Apartamentos compactos: o novo foco do mercado imobiliários nas grandes cidades

Apartamentos compactos: o novo foco do mercado imobiliários nas grandes cidades

Com mercado aquecendo novamente, segmento de empreendimentos compactos passa a ser alvo de investidores nas grandes capitais. Confira!

Os apartamentos studio atraem cada vez mais investidores, principalmente nas grandes cidades como São Paulo. Com o ritmo de vida atual, é comum encontrar compradores interessados em unidades de até 37m², com apenas 1 dormitório ou do tipo studio.

Conheça vantagens de comprar um imóvel pequeno nessa matéria.

Esse tipo de moradia vai de encontro direto com o novo estilo de vida dos cidadãos brasileiros. Com o dia a dia cada vez mais corrido, os moradores de cidades grandes, como São Paulo, por exemplo, buscam por imóveis próximos à região onde trabalham e que sejam fáceis de cuidar na rotina diária.

Casando-se cada vez mais tarde, os usuários solteiros não se incomodam com o fato de morar em apartamentos super pequenos, pois eles atendem às suas necessidades básicas, como ter um ambiente para dormir, tomar banho e fazer suas refeições.

O passar dos anos mostrou o reflexo desse comportamento no mercado imobiliário, que hoje tem quase metade de unidades vendidas com metragens abaixo de 45m². O foco é o público jovem adulto, antes dos 30 anos, que saiu da casa dos pais para morar sozinho, mas ainda não constituiu família.

São jovens com empregos fixos que buscam por qualidade de vida e dão valor a praticidades do dia a dia.

Pensando nisso, as construtoras que trabalham com unidades deste tipo criam áreas compartilhadas para reduzir o tempo em atividades de casa e custo com esse tipo de tarefa.

Como as unidades são compactas, o prédio geralmente conta com mais unidades por andar e menos espaço para área de serviço. Desta forma, é possível encontrar lavanderia própria do condomínio e salas equipadas como Wi-Fi para uso de todos. Esse tipo de benefício se assemelha ao encontrado em hotéis e flats pelo Brasil.

Outro mercado que consegue fazer bom uso dessa tendência em empreendimentos é o de móveis planejados.

Com espaço reduzido, é preciso pensar em como tirar melhor proveito do ambiente e os móveis pensados diretamente para studios e pequenos apartamentos é o jeito certo de se organizar e ter mais conforto em casa. Serviços como entregas de compras e refeições prontas por delivery também conseguem desfrutar desse estilo de vida cada vez mais comum nas grandes capitais.

Para quem está interessado em investir, os imóveis compactos são ótimas oportunidades em custo benefício. Esse tipo de empreendimento tem valores mais baixos, mas garantem alta rentabilidade se o negócio for locação.

Devido a praticidade e localização privilegiada em regiões centrais ou comerciais, os apartamentos compactos tem alta procura e oferecem a possibilidade da cobrança de aluguéis com valor acima da média percentual praticada pelo mercado em geral.

Ainda que a compra de um imóvel compacto não esteja no radar dos usuários, esse tipo de empreendimento é bastante procurado para aluguel, seja por um período grande, com o objetivo de facilitar a vida de quem trabalha e estuda em regiões mais afastadas ou até mesmo como alternativa para quem está em uma cidade grande a trabalho e deve retornar em algum tempo para sua cidade natal.

Muitos procuram, como alternativa para economizar com hotel, opções de studios já mobiliados. A praticidade de poder preparar refeições em casa e lavar as roupas em ambiente compartilhado no prédio representa uma economia expressiva se considerarmos uma estadia mais longa.

Além do nicho de pessoa física, o investimento em imóveis deste tipo pode mirar também no mercado empresarial. Muitas áreas enviam funcionários para cidades maiores para representar a empresa ou fechar negócios. Esse tipo de atuação pode ser uma excelente oportunidade, pois muitas tem viagens recorrentes e querem poupar custos a longo prazo.

Gostou da ideia? Então encontre sua unidade de até 20m² no Imovelweb!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos