Aprenda a escolher o melhor tipo de churrasqueira para apartamento

Aprenda a escolher o melhor tipo de churrasqueira para apartamento

O segredo de um churrasco perfeito pode estar na churrasqueira. Veja como escolher a opção perfeita para você que mora em apartamento.

Em tempos de copa do mundo, jogos, reuniões de familiares e amigos, um churrasco é sempre considerado a escolha do cardápio ideal. Mas e se o local da reunião for um apartamento, como fazer?

Já faz algum tempo que para fazer um bom churrasco não é preciso morar em uma casa ou ter um grande quintal, o mercado já conta com várias opções para quem tem um espaço reduzido.

Hoje nosso artigo vai levantar qual a melhor churrasqueira para quem mora em apartamentos e você define o tipo mais adequado ao seu espaço, vamos lá?

Onde colocar?
Antes de mais nada você precisa avaliar se a sua churrasqueira vai ficar em um ambiente interno, como a cozinha, ou se é melhor deixa-la na varanda, caso seu apartamento possua esse espaço.

Essa definição é essencial para que você continue com a ideia, pois caso erre ao construir uma churrasqueira, será complicado modificar todo o projeto. Depois de definir esse item avalie os tipos de churrasqueiras para apartamentos disponíveis no mercado e escolha a que for melhor, listaremos algumas aqui.

Churrasqueira a gás com bancada 
Esse estilo é para os apartamentos que possuem um pouco mais de espaço, pois ela é grande. Apesar de mais moderna e fácil de ser instalada, ela toma um bom espaço que não será usado sempre, pense nisso. Apesar disso, é ideal para quem deseja evitar a sujeira de uma churrasqueira tradicional, com tijolos, carvão e etc.

Churrasqueira a gás embutida
O mesmo princípio da churrasqueira a gás com bancada, com a vantagem de evitar sujeira e de fácil instalação. No entanto, é mais adequada para quem tem um apartamento menor. Como não ocupa muito espaço, é possível combinar com móveis planejados.

Tenha o cuidado de medir corretamente tanto o equipamento quanto o seu espaço na cozinha (caso seja o local escolhido para ela) antes de cortar a pedra da sua pia. As medidas erradas podem comprometer todo o projeto, tenha em mente que esse tipo de churrasqueira tem o formato similar a um cooktop.

As opções a gás são consideradas ecologicamente mais corretas, além de mais econômicas.

Churrasqueira rústica
Já que o apartamento é pequeno, que tal ter uma churrasqueira 2 em 1? Sim, é possível ter uma churrasqueira que também serve como lareira nos dias mais frios do ano. Rústica e moderna ao mesmo tempo, esse tipo de churrasqueira torna o ambiente ainda mais acolhedor.

Churrasqueira portátil
Se você acha que morar em um apartamento pequeno te impossibilita de ter uma churrasqueira ou se sua varanda é muito pequena e não comporta o projeto, tenha uma churrasqueira portátil e acabe com o problema.

Além de não precisar estar no local o tempo todo, algumas são desmontáveis e podem até servir de peça decorativa.

Churrasqueira a carvão
Olha, também existe churrasqueira a carvão para apartamento. Ainda que as opções elétricas e a gás sejam excelentes alternativas, há quem diga que o sabor não é o mesmo de um bom churrasco feito na brasa.
Nesse caso existem modelos que são portáteis e seguros ao mesmo tempo. Para quem não tem muito espaço, o grande vilão pode ser a fumaça e o fogo dentro de casa. Esse modelo geralmente possui tampa, opção para controlar os dois problemas citados. Além disso, é uma boa saída se você tem a intenção de deixar o churrasco com aquele gostinho de defumado.

Churrasqueira elétrica
A churrasqueira elétrica é amiga de quem não deseja fumaça dentro de casa. Além disso, ocupa pouquíssimo espaço e nem precisa citar a facilidade de acende-la: apenas colocando na tomada e apertando um botão.

Alguns modelos possuem ainda controle de temperatura, velocidade e já vem com espetos inclusos. Tudo fácil de limpar e exigindo pouca manutenção. Apesar da praticidade, é vista como uma opção não tão econômica, já que o custo de energia elétrica é elevado.

Churrasqueira a bafo
Apesar de produzir pouca fumaça e ser indicada para ambientes pequenos, é melhor usar esse modelo apenas na varanda. Aliás, você deve lembrar desse estilo de churrasqueira, é muito comum em filmes americanos.

Funciona como um forno, gerando e mantendo calor, também necessita de carvão para funcionar.

Churrasqueira de alvenaria
Se o seu apartamento foge à regra e possui uma varanda mais ampla, e claro, se essa for sua opção, porque não usar a tradicional churrasqueira de alvenaria?

Ideal para espaços maiores, precisa de uma manutenção mais cuidadosa. Funciona a base de carvão ou lenha e permite preparo de churrasco, pizzas e o que mais você achar interessante.

Gostou do nosso artigo sobre churrasqueira pequena para apartamento e outros modelos para escolher? Continue nos acompanhando

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos