Dicas para usar cores neutras na decoração da sua casa

Dicas para usar cores neutras na decoração da sua casa

Uma decoração com cores neutras não significa uma decoração sem vida e personalidade. Pelo contrário! Confira como utilizar esses tons da maneira certa.

As cores neutras e mais puxadas para os tons pasteis vieram para ficar! Desde a moda das ruas, até a decoração de interiores, todos os setores foram atingidos por essa onda monocromática.

E, por falar em tendência, essa foi uma das mais utilizadas em mostras de arquitetura e design dos últimos anos, como é o exemplo da Casa Cor do ano passado, que contou com diversos ambientes dentro das paletas de cores mais iluminadas e com cores neutras.

Ao usar esses tons, principalmente para decorar ambientes, a impressão de mais luminosidade e amplitude do espaço é quase certa. Ao contrário do que muitos podem imaginar, tons neutros não remetem falta de personalidade e vida ao ambiente; elas, na verdade, trazem maior calma e tranquilidade ao espaço, sensações importantíssimas para manter a harmonia de um lar, como afirmam diversas teorias de psicologia das cores.

Para apostar nas cores certas para o seu lar, é preciso atentar a alguns detalhes!

Antes de tudo, é preciso pensar em uma cor base. Ela irá permear a decoração de todos os cômodos do lar, para que não haja nenhum conflito visual e, principalmente, para que os cômodos não destoem entre si.

A dica acima, porém, não se aplica aos pisos e revestimentos. Isso pois há uma liberdade maior na hora de escolher tipos diferentes, principalmente, nas áreas molhadas (como cozinhas e banheiros) e secas da casa.

Para aqueles que, mesmo com estilo mais básico, não dispensam um toque de cor, apostar nos detalhes multicoloridos é a solução. Eles acabam se tornando pontos de fuga visual e tornam-se destaques em meio aos outros elementos da composição.

Na hora de escolher os móveis, é importante escolher tons um pouco mais escuros do que você já selecionou para as paredes. Nesses exemplos vemos bastante a utilização de móveis de madeira de diversas tonalidades e eles combinam bastante com o gênero mais minimalista de decoração.

O cinza é uma cor que cai bem nesse gênero de decoração, mas com moderação e cuidado, já que, dependendo do objeto ou espaço, ao utilizar uma cor de cinza muito escuro, pode destoar do resto da decoração.

Já no quarto das crianças é permitido abusar um pouco mais das cores, lembrando sempre de utilizá-las em tons mais frios, para que, ao mesmo tempo que tenha cara de quarto de criança, não destoe do resto da casa, tornando o espaço dos pequenos um lugar “a parte” do resto do lar.

O uso de papeis de parede e de texturas está sempre permitido. Além disso, espelhos são sempre uma boa ideia, já que eles dão ainda mais sensação de amplitude ao lar.

Gostou desses exemplos e dos projetos que usamos como exemplo nessa matéria? Eles são espaços decorados de um dos novos empreendimentos da Even, o Monumento SP, localizado no Morumbi, zona sul da capital paulista. O condomínio, além de ser um dos mais completos da cidade, conta com opções versáteis de 69 a 129m².

Confira mais sobre o empreendimento e se inspire nesse tipo de decoração, clicando aqui!

 

* A Even Construtora atua há 10 anos no segmento de empreendimentos residenciais e comerciais, de maneira concentrada nas regiões metropolitanas dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos