Como conciliar dois estilos diferentes na decoração do lar

Como conciliar dois estilos diferentes na decoração do lar

Mesmo com várias coisas em comum, um casal pode viver um conflito de gostos. A seguir, confira como conciliar dois estilos diferentes na decoração do lar.

Ela adora o estilo escandinavo e decorações com detalhes em cobre. Já ele, se pudesse, mantinha o estilo industrial e moderno da época de solteiro em seu novo lar.

Ela queria encher a casa de plantinhas, colocar uns quadrinhos fofos e papel de parede na decoração do quarto do casal. Ele acha desperdício e preferia comprar aquela cervejeira para colocar na varanda gourmet.

Esse conflito de interesses soa familiar?

Essa história é real e na casa da Paolla e do Matheus foi possível unir um pouco dos dois. Ela ganhou as luminárias cobre, os revestimentos geométricos, e ele, a parede de tijolinhos e a cervejeira na varanda.

Esse tipo de discussão é muito mais comum do que se imagina. O momento de mudança e início da vida a dois sob o mesmo teto é muito especial. São expectativas de uma vida toda, de ambos os lados, reunidas em um único momento, e é fundamental que na constituição do novo lar ambos se sintam representados.

A decoração da casa nova não deve expressar o estilo dos dois individualmente, mas sim, do casal em conjunto. Afinal, é ali que a história dos dois ganhará os capítulos mais especiais e onde eles viverão os momentos de maior intimidade.

A seguir, reunimos algumas dicas de arquitetura e design de interiores para ajudar nesse momento mais que importante:

1. Tomem um tempo para idealizar conjuntamente a casa 

Os ambientes influenciam como nos sentimos e nos comportamos, e, quanto mais confortáveis seus moradores se sentirem melhor será a vida desses, tanto individual, quanto conjugal e social. E é super possível decorar bem, gastando pouco. Com auxílio profissional adequado, conseguimos priorizar no que investir e como otimizar o uso do espaço, respeitando sempre o orçamento dos donos do imóvel.

Seja na decoração de um apartamento pequeno, de um apartamento alugado ou da casa própria, é sempre essencial que tenha o jeitinho dos dois. Isso pois uma casa convidativa aumenta a frequência com que o casal receberá amigos e familiares, o que torna a rotina ainda mais gostosa!

A varanda gourmet da Carol e do Heitor, ótimo espaço para reuniões, foi pensada para eles receberem mais os amigos, com direito a adega e parede viva, como vemos acima.

Gostou da ideia de ter uma parede viva em seu apartamento? O exemplo acima também é ótimo para se inspirar

2. Tentem encontrar o estilo que é comum aos dois

Os opostos se atraem, mas vocês com certeza têm muito em comum. E esse estilo comum deve estar bastante presente na casa de um casal, para que ela fique harmoniosa e ressalte as conexões, não as diferenças. Para descobrir o estilo que mais representa cada um de vocês, sugerimos o teste de estilo da Em Canto Meu.

A Clarissa tem estilo mais clássico e o Chico, contemporâneo. A combinação dos dois estilos no banheiro ficou elegante e pessoal.

Depois de entender os estilos, uma boa dica é fazer uma relação do que cada um quer manter da vida antiga, priorizando os itens sentimentais e lembrando que é sempre fundamental ceder um pouco!

A Paolla e o Matheus amam viajar. Então, na varanda gourmet, colocamos várias referências a viagens que já fizeram juntos, para criar memória afetiva em ambos.

3. Conversem sobre quais rituais e hábitos são importantes

Se ele gosta de assistir futebol na sala e ela precisa de um espaço silencioso para ler, é importante que isso seja discutido abertamente. Ambientes bem pensados para acomodar essas necessidades individuais, mesmo em apartamentos pequenos, podem favorecer a harmonia da convivência dos dois, evitar confrontos desnecessários.

É na cozinha americana que a Clarissa e o Chico gostam de passar seu tempo livre. A bancada foi planejada para os dois ficarem confortáveis lado a lado.

Sempre alguém tem que trabalhar até mais tarde, enquanto o outro quer dormir. É ótimo reservar espaços para cada um ter a sua individualidade e, ainda assim, ficarem juntinhos.

4. Uma paleta de cores bem definida e acessórios legais podem ser a bandeira de paz

Quando os estilos são muito diferentes, é um grande avanço conseguir definir conjuntamente ao menos a paleta de cores da decoração, já que as cores podem servir de liga entre diferentes estilos.

Uma outra estratégia bacana é apostar em áreas comuns como sala de estar e cozinha mais neutras, e investir em acessórios para dar o charme e a personalidade do ambiente. Almofadas, quadros, vasos e tecidos conseguem transmitir personalidade, sem deixar ninguém de fora.

Nessa sala, apostamos em tons mais neutros e deixamos as cores por conta das almofadas e dos enfeites da estante.

Esperamos que essas dicas simples ajudem vocês nessa fase especial! Mais importante que tudo é que vocês curtam esse momento de criação do novo lar, e comecem a vida a dois na casa que sempre sonharam.

 

Sobre a Em Canto Meu: Pensamos e fazemos a arquitetura de interiores para pessoas de forma online, econômica e transparente! Depois de mais de 100 projetos realizados, temos cada vez mais clara a certeza de que embora as tendências ajudem muito, o que importa, de verdade, é que a casa consiga estimular o que há de melhor em você. Para entrar em contato com a gente, escreva para [email protected] ou faça seu teste de perfil e estilo clicando aqui.

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Mais Matérias

Comente