Consórcio de imóveis e todas as suas dúvidas

Processo para realizar a compra do imóvel pode ser facilitado por meio do consórcio de imóveis, mas há ressalvas

O sonho da casa da própria pode parecer bem distante para quem não sabe os caminhos certos a seguir. Claro que nem tudo será um mar de flores, mas atualmente, há meios bem interessantes para quem pretende comprar um imóvel. O consórcio, por exemplo, é algo que possibilita as pessoas a sonharem mais. Tudo isso se deve pela forma de pagamento, facilidade, bons imóveis e a possibilidade de prestações por mais tempo. Claro que você não tem a certeza de quando receberá… Bom, vamos te explicar tudo sobre o consórcio mais abaixo. Olha só:

Red house-shape key with label

Como funciona um consórcio

Uma das principais dúvidas sobre esse assunto é o que como realmente funciona um consórcio de imóveis. Ele funciona quando um grupo de pessoas compram juntas um imóvel e cada uma desse grupo paga parcelas mensais para a administradora, responsável para cuidar do dinheiro recebido. Assim, quando o valor do consórcio for atingido, um desses pagadores será sorteado e assim poderá comprar a casa. Os outros serão ressarcidos com o dinheiro investido, com juros, caso não queria mais participar. Mas não pense que é um processo rápido, claro que muitas vezes sim, mas muitos consórcios podem durar de 10 a 15 anos.

Como entrar em um consórcio de uma casa

Antes de tudo, você deve procurar uma administradora para entrar em um consórcio de uma casa. Essa administradora vai arrumar outras pessoas para entrarem em conjunto no mesmo consórcio. Assim quando esse número de pessoas atingir uma quantidade mínima, o consórcio vai começar. Mas antes de você entrar no consórcio, você precisa saber quais são as parcelas que você tem que pagar. Tudo será informado pela administradora.

Como pagar as parcelas do consórcio do imóvel

Quem vai cobrar os pagamentos das parcelas é a administradora do consórcio. Ela irá enviar os boletos e neles estarão todas as informações necessárias sobre o consórcio. Uma dessas informações é de quantas pessoas foram sorteadas naquele mês em questão.

E as parcelas do consórcio, têm ou não juros?

Como em um financiamento, um consórcio não tem juros.  Mas você tem que pagar a taxa para a administradora. Mas algo deve ser esclarecido: as parcelas podem sofrer reajuste pelo menos uma vez por ano e existem diversos motivos para  isso acontecer. Como a alteração dos preços dos materiais de construção. Se eles aumentam, as parcelas também aumentam.

Como ser contemplado no consórcio?

Se você quer saber como ser contemplado no consórcio do imóvel, existem duas maneiras para isso possa acontecer. Uma das maneiras é o sorteio mensal, mas também tem como dar lances, onde quem oferece mais dinheiro nessa espécie de leilão, irá levar a casa. Interessante, né?

Compartilhe!

    Tags: , , , , ,

    ©2017 IW Sua Casa – Decoração & Mercado - Mapa do Site
    mostrar
    Ao se registrar, você aceita e concorda com os termos e condições.
    onboarding_ok_titulo

    Estamos felizes em conhecê-lo

    Quer se mudar? Você tem uma busca grande pela frente, mas não se preocupe, nós vamos te ajudar a encontrar o imóvel ideal para você!

    Recuperar minha senha