Conheça 5 tipos de pisos que imitam madeira

Se você desejar utilizar pisos que imitam madeira na sua casa ou apartamento, conheça agora 5 tipos diferentes e escolha o seu!

Pisos de madeira são um ícone de elegância nas decorações, pois deixam tudo mais bonito. Porém, ultimamente as pessoas tem optado por pisos que imitam a madeira e evitado o uso dessa técnica por uma infinidade de razões importante. Para começar, o uso da madeira em piso não é nada sustentável e ecológico. Além disso, seu custo é elevado e fazer o piso de toda uma área com madeira maciça seria excessivamente caro e muito difícil de fazer a limpeza adequada para manter tudo sempre impecável.
Pensando nisso, o mercado desenvolveu outros tipos de acabamentos para pisos que imitam madeira, geralmente bastante fiel ao material original. Esse tipo de piso similar é fácil de encontrar, tem custo menor e não é uma alternativa que vai contra a sustentabilidade que tanto buscamos nos tempos de hoje para nossas casas. Confira agora 5 opções que você pode usar como alternativa:

Tipo de piso 1: pisos de PVC (vinílico)

piso-vinílico
Os pisos vinílicos são fabricados a partir de derivados de petróleo, resinas e minerais. São resistentes, bastante flexíveis e podem ser encontrados nos formatos tradicionais ou até mesmo com cortes maiores. Os padrões e texturas desse tipo de piso são variados e além das imitações de madeiras claras, escuras ou até mais desgastadas, é possível encontrar também réplicas perfeitas de acabamentos como o mármore e o concreto. Esse tipo de piso reduz o barulho ao pisar que outros possuem e a limpeza é bem mais fácil por conta do material utilizado nele. O ideal é que o piso vinílico seja utilizado apenas em áreas internas por ter certa restrição à exposição do sol e água em excesso.

Tipo de piso 2: carpetes de madeira

carpete_madeira
Os carpetes de madeira são compostos por chapas finas de madeira natural, sobrepostas a uma base de madeira processada, geralmente MDF ou similares. É um piso mais fino do que os demais, com custo mais em conta e fácil instalação nos ambientes, porém, sua duração é menor se comparada com os demais por conta do material. Esse tipo de acabamento pode ser aplicado em cima de pisos frios já instalados na casa.

Tipo de piso 3: porcelanatos

porcelanato
O porcelanato é o tipo mais popular desta lista e o que apresenta os melhores pontos na hora de considerar o piso ideal para sua casa. Possui maior resistência que os demais, é mais durável e prático, além de confiar uma aparência muito próxima ao original com detalhes da textura única da madeira, como suas ranhuras, desgastes causados pelo tempo e desenhos naturais. Diferente do piso vinílico, o porcelanato pode ser utilizado em todas as áreas, inclusive externas, pois não sofrem nenhum tipo de danificação devido a fatores climáticos, desde que aplicados corretamente. A manutenção deste tipo de piso é mínima e os rejuntes bastante profissionais e discretos.
Tipo 4: piso cimentício
O piso cimentício possui alguns atributos para quem prefere o visual dos de madeira mais rústica e natural. O processo para esse acabamento com aparência mais artesanal é feito com aplicação de tintas e produtos para simular os detalhes da madeira após a secagem completa das peças de cimento já feitas em recortes no formato de tábuas. Por se tratar de concreto, nem precisamos dizer que é extremamente resistente, além de antiderrapante, durável e simples de limpar. Esse tipo de acabamento também vai bem em composições em paredes, não limitando-se apenas a função de piso.

Tipo 5: piso laminado

piso_laminado
Assim como o carpete de madeira, o piso laminado é composto por camadas de madeira e materiais derivados. Essas camadas estão divididas em uma base que sustenta as demais, um compensado de maior densidade, laminado decorativo e, por fim, a camada superior de acabamento e proteção. Esse tipo de piso garante uma durabilidade maior do que a madeira de fato possui. Sua instalação também é simples e a limpeza sem maiores complicações. Os pisos laminados são também resistentes e possuem menor desgaste. O único ponto que deve ser observado por quem opta por esse piso é se o acabamento está de acordo com o que deseja, pois pode não ser tão fiel assim como os demais apresentados.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os acabamentos dos pisos que imitam madeira, pode ir até lojas especializadas e conferir de perto as opções que melhor cabem na sua casa e no seu bolso. Invista em uma decoração cheia de personalidade e estilo, pensando na praticidade da sua escolha e acabamento final. Tenha em mente antes de qualquer coisas os ambiente nos quais deseja utilizar o piso com aparência de madeira e veja se as opções listadas atendem ao que você busca. Fatores como resistência e durabilidade são fundamentais se a intenção é revestir áreas externas.


piso_cimentício

 

 

 

Compartilhe!

    Tags: , , , ,

    ©2017 IW Sua Casa – Decoração & Mercado - Mapa do Site
    mostrar
    Ao se registrar, você aceita e concorda com os termos e condições.
    onboarding_ok_titulo

    Estamos felizes em conhecê-lo

    Quer se mudar? Você tem uma busca grande pela frente, mas não se preocupe, nós vamos te ajudar a encontrar o imóvel ideal para você!

    Recuperar minha senha