Como organizar seu escritório

Trabalhar em casa pode ser tudo de bom, mas fica melhor ainda quando a decoração do escritório tem a nossa cara

Local de trabalho é coisa séria – e quando ele é um home office, merece ainda mais carinho. Claro, afinal ele é parte da sua casa, e deve estar de acordo com a sua decoração.

No entanto, muita gente acha difícil conciliar decoração de escritório, produtividade e decoração do apartamento, mas a verdade é que há vários truques que podem ser usados para manter tanto a sua mesa em ordem quanto o resto do cômodo. Tudo isso sem abrir mão de muito charme e beleza, claro.

Por isso, reunimos as melhores dicas sobre como organizar o escritório e ajudar você a melhorar cada vez mais seu cantinho de trabalho. Afinal, quando se trabalha naquilo que gosta e onde se gosta, tudo fica ainda melhor.

23_05_escritorio1

Tenha uma escrivaninha espaçosa

Lógico que você não vai ocupar todo o ambiente com uma escrivaninha, mas é importante que ela seja o mais espaçosa possível para você ficar confortável. Se o home office for pequeno, a dica é usar escrivaninhas vazadas, como as com pés de cavaletes, por exemplo. Assim você amplia a sensação de espaço.

Lembre-se também que as cores claras sempre ampliam visualmente o ambiente, então opte por móveis leves, em tons de madeira natural ou brancos.

23_05_escritorio2

Use e abuse dos organizadores

Os organizadores são um dos principais truques para organizar o escritório sem abrir mão da decoração de casa. Você pode encontrá-los de todos os tamanhos, cores e materiais, uma versatilidade que é sempre muito bem-vinda nesse ambiente.

Os menores, por exemplo, podem ficar em cima da janela ou da escrivaninha, guardando clipes, grampos, ímãs, marcadores, alfinetes e qualquer outro objeto pequeno. Nos maiores, coloque tudo o que está solto – desde que sejam materiais afins. Dessa forma fica mais fácil saber exatamente onde está cada coisa.

Se quiser dar um toque bem alegre ao escritório, use-os para colocar pontos de cor na decoração. Há vários modelos de plástico bastante resistente e coloridos, ideais para escritórios neutros ou brancos.

Se a ideia é ter um escritório mais sofisticado, entretanto, dê preferência aos de madeira. Mas não esqueça a dica: prefira os de rodinha, que podem ser levados com facilidade de um canto para o outro. Além disso, organizador sem tampa não vale. Caso contrário a bagunça continua à vista.

23_05_escritorio3

Decoração do escritório com gavetas e gaveteiros

Eles são, literalmente, uma mão na roda: puxa para cá, empurra para lá, os gaveteiros podem abrigar documentos, contas, etc. A dica aqui é organizar tudo em pastas – e escolher uma gaveta para cada tipo de papel.

Como são compactos, geralmente cabem certinho debaixo da escrivaninha, economizando bastante espaço e deixando a decoração de escritório mais bonita. Se quiser proteger seus documentos, escolha gaveteiros com chave.

23_05_escritorio4

Bonito e prático: cortiça em uma das paredes

Faltou uma palavrinha no título: bonito, prático e barato. A decoração de escritório fica muito mais bacana com uma medida bem simples. Compre folhas de cortiça em qualquer papelaria e forre uma das paredes.

Além de dar um toque rústico super charmoso, é uma excelente opção para prender recados, avisos, contas a pagar, fotografias e qualquer outra coisa que você queira – e custa pouquinho, pouquinho.

Você pode optar por prender na parede com fita dupla adesiva ou com cola mesmo. Vá encaixando as folhas e cortando o excesso com um estilete.

Imagem

Outra ideia legal de decoração de escritório é pintar uma das paredes de preto ou com tinta de quadro negro. Também fica bonito e prático, dando um toque personalizado ao ambiente.

23_05_escritorio5

Siga as regras da ergonomia

Garantir seu próprio conforto e saúde corporal também faz parte da decoração de escritório. Para isso, siga as regrinhas básicas da ergonomia.

Ajuste a cadeira de forma que seus pés fiquem firmes sobre alguma coisa. Pode ser o próprio chão, um banquinho ou até livros grossos.

Atenção também com seu computador: o topo da tela deve ficar na altura (ou um pouco abaixo) dos seus olhos. A ideia é que você tenha que baixar um pouco os olhos para olhar a tela, fazendo com que suas pálpebras de fechem um pouco, mantendo os olhos lubrificados.

23_05_escritorio6

Decoração de escritório com cara de casa

Nem todo mundo pode trabalhar de casa, é verdade, mas essa é uma tendência mundial cada vez maior. Se, no entanto, hoje você é um desses privilegiados, pode valer a pena reforçar a sensação de que você está em casa – ainda que no seu escritório.

Para isso, use objetos que têm o seu jeito. Não apenas que estejam de acordo com a decoração do imóvel, mas que remeta você ao conforto e segurança do seu lar, mesmo estando trabalhando.

Espalhe itens queridos, fotografias, lembranças de viagens. Cerque-se do que você gosta e do que te faz bem.

23_05_escritorio7

23_05_escritorio8

Agora sim, você está pronto para aumentar ainda mais a sua produção com uma decoração de escritório bem caprichada. Teve mais alguma ideia? Experimentou alguma das sugestões? Compartilhe com a gente o resultado!

Compartilhe!

    Tags: , ,

    ©2017 IW Sua Casa – Decoração & Mercado - Mapa do Site

    Recuperar minha senha