Como fazer um terrário

Você já pensou em ter um terrário em casa? Siga o passo a passo para construir um facilmente e ter um ambiente lindo no seu lar

Terrários são excelentes opções de cultivo de plantas para pessoas que não dispõem de muito espaço, habilidade ou tempo para criar um jardim. Com eles, você pode ter plantinhas que não exijam muitos cuidados e se adaptam bem aos ambientes como cactos e suculentas. Além disso, os mini jardins são uma excelente ideia decorativa, pois trazem mais verde e natureza para os ambientes da sua casa. É possível cultivar esse tipo de jardim em áreas internas e externas das casas ou apartamentos. Basta avaliar o ambiente antes de começar a montar o seu terrário para ver se ele oferece o necessário para manter tudo bonito e saudável.

Ter um mini jardim em casa exige alguns cuidados mínimos que você consegue seguir sem grande dificuldades. É importante que a sua decoração com terrário seja montada em um canto com boa iluminação para manter suas plantinhas sempre saudáveis e que você, mesmo com pouco tempo para cuidar dele, não se esqueça de regar regularmente o seu cantinho.

Cactos e suculentas: o melhor tipo de planta para terrários

Essas plantas são indicadas por sua capacidade de adaptação fácil a ambientes menores, com alguma iluminação mínima para mantê-las saudáveis e sem a exigência de que sejam regadas diariamente, visto que possuem grande resistência à seca e ao calor excessivo. O segredo é evitar deixá-las diretamente na sombra, pois elas dependem ao menos de luz indireta para viver melhor e regar quando sentir que a terra está completamente seca. É preciso ir acompanhando o desenvolvimento das plantinhas e saber interpretá-las para entender a melhor forma de cuidar delas. Não existe regra, mas essas dicas vão ajudar a cultivar sem grandes problemas.

05_06_terrario1

 

05_06_terrario5

O que é preciso para um terrário: itens necessários na construção do seu mini jardim

Para começar o seu terrário você vai precisar de um recipiente, que pode ser de vidro, cerâmica ou barro. Os mais comuns para esse tipo de jardim são os transparentes redondos, de vidro, similares a um aquário. Compre um que tenha um tamanho agradável para colocar as plantinhas dentro. Não precisa ser um muito grande, mas imagine que metade dele será preenchido com pedrinhas e terra, além da muda de planta, portanto, um mínimo de espaço precisa ser garantido.

Tendo o recipiente em mãos, você vai precisar de terra vegetal para plantar os seus cactos e suculentas, cascalho e outros tipos de pedrinhas que podem ser utilizadas para decorar, itens decorativos como conchinhas ou acessórios relacionados a jardinagem da sua preferência, ferramentas para auxiliar na montagem do terrário (você pode improvisar com uma colher de cozinha) e, por fim, as plantinhas.

05_06_terrario2

Montagem: o passo a passo na construção do seu terrário

Lave bem o seu recipiente de vidro para garantir que esteja 100% livre de fungos ou qualquer outro tipo de sujeira que possa proliferar e estragar as plantas. Forre o fundo com uma boa camada de cascalhos, isso ajudará a impedir que haja excesso de água nas plantas, já que a as pedras ajudam a drenar o líquido. Como o recipiente não possui furos, esse passo é importante para garantir a saúde das plantas escolhidas. Feito isso, remova as plantinhas do vaso onde elas vêm, tomando cuidado para não perder demais a terra que há em volta delas. Retire apenas um pouco do excesso e posicione os cactos e suculentas dentro do recipiente com os cascalhos. Ajeite como você deseja que a composição fique e após isso adicione a terra vegetal. Com as pontas dos dedos ou algum utensílio apropriado, pressione levemente a terra em volta da planta para acomodá-las melhor ao seu novo canto. Para evitar que a água do solo evapore muito rapidamente, adicione mais uma leve camada de pedrinhas, isso vai ajudar a segurar o líquido lá por mais tempo e depois decore com os enfeites que considerar apropriados. Você pode usar conchinhas, bonecos pequenos, pedras de outros tamanhos e cores, areia colorida, entre outros.

05_06_terrario3

 

05_06_terrario4

Seguidos todos esses passos, o seu terrário está pronto para receber um canto apropriado para ele, com alguma luz natural do sol, mesmo que indiretamente. Capriche na decoração ao redor do mini jardim para deixar tudo harmônico e agradável e não esqueça de regar esporadicamente suas novas plantinhas.

Existem diversas espécies de mini cactos e suculentas e o interessante é você poder combinar diferentes dentro do mesmo recipientes. Essa variedade de espécies tornará o seu terrário mais bonito e diversificado, mas não esqueça que é também importante entender como cada uma delas se comporta e vive para que você cuide corretamente.

Gostou dessas dicas? Agora você já pode providenciar os seus itens para criar um mini jardim hoje mesmo e tornar a decoração da sua casa ainda mais bonita.

Compartilhe!

    Tags: , , ,

    ©2017 IW Sua Casa – Decoração & Mercado - Mapa do Site

    Recuperar minha senha