Como fazer um sofá com pallets

Modelos sustentáveis feito com pallets podem ter variações de cor, tamanho e modelo, além de serem exclusivos

Não existe nada mais atraente em uma casa do que ambientes personalizados e que carregam o estilo do dono. Para dar um ar de aconchego a sua casa você pode adaptar os espaços e os objetos de acordo com o seu estilo de vida. Comece a observar os objetos que estão a sua volta e veja como eles podem ser transformados. Aliás, essa observação tem nome conhecida como upcycle, que consiste em dar uma nova utilidade para objetos que estavam completamente sem uso.

Por falar nisso, você sabia que é possível transformar pallets em sofás? A ideia além de ser supereconômica é reciclável e sustentável e deixa seu ambiente muito charmoso. O primeiro passo é escolher os pallets e depois separar os materiais para começar a transformação.

Os pallets podem ser transformados em sofás e dá pra personalizar quase tudo: cor, altura, iluminação, posição e muito mais. Veja como começar a reciclagem dos pallets:

Base de sofá con palets

Preparação da madeira

Materiais necessários:

  • Vassoura piaçava ou escova de cerdas duras para limpeza.

  • Espanador ou aspirador de pó

  • Lixas para madeira, números 60 e 80. Se desejar acabamento super liso, também 120.

  • Martelo

  • Alicate médio

  • Grossa média ou lixadeira

  • Bandeja

  • Rolinho ou trincha

  • Pincel pequeno

  • Água rás

  • Tinta para madeira

  • Verniz para madeira

  • Parafusadeira ou chave philips

  • Parafusos para madeira

  • Barras chata de 4 furos

  • Rodízios ou feltro auto adesivo

Limpeza

Antes de começar a reciclagem limpe e higienize a madeira. Os pallets geralmente são utilizados em processos de logística e podem estar com poeira presa entre as fendas da madeira. A limpeza deve ser feita a seco. Para isso, com uma vassoura piaçava procure retirar a poeira e finalize com um espanador ou aspirador de pó.

Acabamento

Esta parte da transformação consiste na preparação da madeira para receber a tinta. Para começar, lixe os pallets com lixas de número 60 ou 80. Comece pela lixa 60, que é a mais grossa e faça o acabamento com a 80, deixando o pallet sem farpas. É importante lixar bem todas as quinas para evitar acidentes no seu futuro sofá. Não se esqueça de verificar a existência de algum prego exposto e se for preciso afunde-o levemente com um martelo, ou remova-o com um alicate. Para aparar as farpas da madeira você pode utilizar a grosa, que é uma ferramenta similar a lima, ou ainda uma lixadeira.

A pintura

Veja dez objetos que não merecem terminar no lixo e inspire-se! – Ideias Verdes

Depois de lixar é hora de aplicar a tinta. Para pintar a madeira, você vai precisar de bandeja, rolinho, trincha, água rás, verniz e tinta para madeira. Comece aplicando uma camada de verniz. Espere secar totalmente e aplique a tinta da cor que preferir. Para um acabamento mais rústico, use a tinta mais diluída e aplique apenas uma ou duas demãos. Para um acabamento mais colorido e brilhante, use a tinta pura, em até três ou quatro demãos. A secagem depende do verniz e da tinta, então leia sempre na lata quais as instruções específicas do material que você está usando.

Montagem

Simples assim....

Com os pallets já coloridos e acabados, basta empilhá-los até a altura desejada e conforme o formato do sofá que você quer. Eles podem ser dispostos em linha, para um estilo chaise longue, ou ainda em L, para um sofá de canto. Para que os pallets se mantenham firmes, use barras chatas de 4 furos na parte de trás do sofá, aparafusando um pallet ao outro. Para o sofá de canto, use também uma mão francesa na quina que ficará virada para a parede. Assim, o acabamento fica invisível e a estrutura bem firme!

Mobilidade

Se o objetivo é ter um sofá com mais mobilidade você ainda pode instalar rodinhas nos pallets. A instalação deve ser feita nas quatro extremidades. As rodinhas podem ser compradas em casas especializadas de ferramentas, ou de peças para móveis. Elas são conhecidas como rodízios, em casas especializadas. Existem rodízios superfície de silicone, que não estragam o chão. A instalação dos rodízios é feita por meio de parafusos. Não tem segredos, mas será necessário utilizar um pouco de força. Uma excelente ideia para quem vai deslocar sempre o móvel. Se preferir o sofá fixo no lugar, use feltro auto-adesivo nos quatro cantos para proteger o piso!

Acabamento

Para finalizar com estilo, as almofadas que ficarão por cima dos pallets são muito importantes. Elas devem ser de espuma mais grossa para dar mais conforto na hora de se acomodar no sofá. Você pode ainda usar colchões, ou fazer um sob-medida para o seu sofá. Dá também pra abusar da criatividade com capas multicoloridas e muitas almofadas menores para compor a decoração. A quantidade das almofadas, assim como seu estilo, só depende do seu gosto e vontade!

Com tanta criatividade seu ambiente ficará lindo, aconchegante e versátil. Além disso, móveis sustentáveis estão super na moda!

Sofá de pallets

Sofá de pallets

Compartilhe!

    Tags: , , ,

    ©2017 IW Sua Casa – Decoração & Mercado - Mapa do Site
    mostrar
    Ao se registrar, você aceita e concorda com os termos e condições.
    onboarding_ok_titulo

    Estamos felizes em conhecê-lo

    Quer se mudar? Você tem uma busca grande pela frente, mas não se preocupe, nós vamos te ajudar a encontrar o imóvel ideal para você!

    Recuperar minha senha