Aprenda a criar uma adega em casa

Aprenda a criar uma adega em casa

Quer aprender a criar uma adega aproveitando o espaço que você tem disponível em casa? Confira agora uma lista de dicas que funcionam para vários tipo de lar

Já pensou em uma área especial para receber os amigos em casa, servir uns petiscos e jogar conversa fora antes de servir o jantar? Dá até para fazer uma partida daquele jogo de cartas. Que tal ter uma adega na sua decoração?

Sempre que pensamos na palavra adega nos vem à mente uma sala cheia de vinhos em um ambiente muito fino e sofisticado, certo? Essa ideia não está errada, mas quando pensamos nisso em uma decoração vemos que é possível ser bem mais democrático ao ter uma em casa. A ideia de minibares nos ambientes não é nova e tampouco exclusividade de alguma classe social. Na internet mesmo podemos ver diversas referências cheia de estilo, cor e modernidade.

A adega é uma composição que pode ser inserida em três diferentes ambientes da casa, de acordo com o espaço que você tem disponível para utilizar, tipo de investimento que está disposto a fazer e estilo de móvel ou decoração que melhor te agrada. Hoje, listamos opções de adega para casas ou apartamentos com espaços diferentes. Você pode usar as dicas abaixo para se inspirar e criar suas próprias ideias de adega, do jeitinho que você gosta.

Cozinha

Uma das opções de adegas ou minibares mais indicadas para casas onde o espaço é pequeno e não há uma sala separada para as refeições, são as montadas dentro das cozinhas, pois elas complementam o ambiente tornando a área onde a refeição é preparada e servida em uma espécie de sala de jantar ou cozinha americana. É uma forma de tornar a recepção de amigos e familiares mais aconchegante, pois enquanto o jantar é preparado, você pode conversar e servir uma bebida aos seus convidados.

Limitar o espaço da adega para a parede em cima do armário da cozinha é uma forma de não tomar mais espaço de um ambiente que já é pequeno e limitado. Guarde todas as suas garrafas de vinho e demais bebidas em espaços circulares que você pode mandar fazer na parede da sua casa sem um custo muito elevado. Dessa forma, as embalagens de bebida ficam harmônicas, organizadas e criam um visual decorativo bastante particular e único.

Se você tem um pouco mais de espaço na sua cozinha e quer explorar a adega como um móvel à parte, pode comprar ou mandar fazer uma espécie de aparador com encaixe para garrafas. Disponha as taças na parte de cima, coloque outros acessórios como balde de gelo, apoios de copo, saca rolhas e demais itens relacionados a bebidas para ajudar a compor a sua decoração de bar.

12_05_adega1

Sala de jantar

Para quem tem mais espaço na casa e gostaria de separar o ambiente onde é preparada a comida do ambiente de recepção dos convidados, dá pra criar uma adega maior, em um espaço dedicado para conversas antes do jantar, por exemplo. Você pode ter uma mesa disposta para receber os convidados antes da refeição com alguns aperitivos ou até jogar uma partida de algum jogo que os entretenha.

Se você quer separar essa área, mas manter a sala de jantar como uma extensão da cozinha, pode ter uma cozinha americana. Dessa forma, além da mesa você terá um balcão cheio de estilo com luminárias suspensas e um bar embutido na parede para dispor as garrafas. Caso você prefira, pode trocar também esse bar vertical com encaixe para garrafas por um armário que as suporte em pé, junto com as taças penduradas, copos e demais itens.

12_05_adega2

 

12_05_adega4

Sala de estar

Com uma cara mais moderna e bastante jovem, os bares nas salas de estar combinam com apartamentos bem pequenos e com pouco espaço para decorações muito elaboradas. Nesse caso, vale caprichar em um canto que esteja disponível intercalando os móveis para que tudo caiba de forma bonita e harmônica, mesmo com espaço limitado. O aparador vazado permite que um frigobar divida o mesmo espaço embaixo da peça. Na parte superior, basta dispor todas as bebidas dentro de uma bandeja de bordas mais altas. Taças, copos e garrafas de diversos estilos cabem na mesma composição sem causar estranheza dividindo ainda espaço com uma charmosa máquina de café. Para ajudar a fechar a composição do ambiente, apenas alguns quadros e o cantinho da adega está pronto.

12_05_adega3

Conseguiu imaginar a adega na sua casa? Agora você pode pensar na composição do seu próprio bar considerando os três tipos de ambiente que citamos nessas dicas. Um pouco de criatividade permite que você tenha o ambiente que sempre desejou em casa e sem pesar no seu bolso.

Imovelweb
CONTRIBUTOR
PROFILE

Mais Matérias

Comente