9 dicas para usar ilusão de ótica na decoração

Quer ter uma decoração única e totalmente original? Então conheça e inspire-se na ilusão de ótica para transformar sua casa!

Fazer com que os metros se multipliquem, produzir uma decoração marcante, criar fachadas exclusivas: bem-vindo ao mundo do tromp l’oeil, a técnica de enganar os olhos. Quem pensa que usar os truques da ilusão de ótica na decoração é coisa moderninha, muito se engana: no Brasil a técnica chegou na época do Império, trazida por artistas europeus.

Originalmente, a decoração tromp l’oiel cria ilusões através de pinturas de objetos e paisagens com profundidade, mas hoje é possível criar a sensação de estar ali algo que não existe de diversas formas.

Para quem quer apostar na ilusão de ótica para personalizar ainda mais a sua casa, buscamos dicas bem legais, em vários estilos diferentes, para você se inspirar. Veja como surpreender os amigos e ter uma decoração única!

1 – Transforme seu banheiro em um clássico com a ilusão de ótica

A decoração clássica é eterna, mas nem sempre sai da forma que imaginamos por vários motivos: não conseguimos encontrar os produtos certos, o orçamento está apertado, não encontramos aquele toque da decoração que procuramos.

Com a ilusão de ótica tudo fica mais fácil: bastam os acabamentos certos para combinar com a pintura na parede criando a sensação de um banheiro art noveau. Se não conseguir um artista para fazer a pintura, fica a dica: procure papéis de parede em 3D.

06_06_ilusaodeotica1

2 – Dando um toque a mais na decoração do apartamento caprichando no hall de entrada

Quer valorizar mais a sua entrada? Tem uma porta principal bonita, que gostaria que tivesse ainda mais destaque? Então essa é a hora de sacar o tromp l’oiel da cartola.

A ideia, aqui, é investir em um papel de parede 3D de tijolinhos aparentes, que você encontra em diversas tonalidades e texturas. Para conseguir o efeito de uma parede bem rústica, contrastando com claraboias e vitrôs, por exemplo, escolha um papel de parede que imite tijolos de demolição bem irregulares. O efeito é sensacional.

06_06_ilusaodeotica2

3 – Amplie sua sala levando a floresta para dentro

Criatividade é a palavra-chave da ilusão de ótica, por isso não tenha medo de ser feliz. No projeto do arquiteto Mauricio Arruda, por exemplo, ele faz com que todos os olhares sejam atraídos para a parede.

Um painel fotográfico de floresta dá a sensação que a sala continua mata adentro – e é quase impossível acreditar que a parede só tem 3 metros. A sensação de profundidade criada é impressionante, e fica tão interessante que é impossível desviar os olhos.

06_06_ilusaodeotica3

4 – Preto na parede? Sim!

Você não vai acreditar no poder que uma simples parede pintada de preto pode ter. A ideia de outro arquiteto, Maurício Karam, foi pintar a parede onde fica a TV nessa cor, camuflando o aparelho quando está desligado e criando uma sensação de cinema ao assistir um filme.

E se você pensa que a parede preta levou peso ao ambiente, muito se engana: ela dá mais sensação de profundidade ao apartamento pequeno, cujas outras paredes são pintadas em tons de cinza.

06_06_ilusaodeotica4

5 – Sofistique seu cantinho preferido

Sabe aquele seu cantinho preferido no apartamento – de leitura, de lanche ou de TV? Que tal dar uma sofisticação acolhedora com uma parede de capitoné? O revestimento é meio dispendioso, a não ser que seja fake: mais uma vez o papel de parede salva o orçamento e a decoração.

O interessante da decoração com tromp l’oiel é que a técnica fica bacana em qualquer cômodo, criando ilusões nos mais diversos estilos.

06_06_ilusaodeotica5

6 – Crie pequenos pontos de ilusão de ótica

Com pequenas intervenções no ambiente você pode usar a ilusão de ótica para mudar a dinâmica do ambiente, desviando os olhos de algumas imperfeições e tornando o local mais divertido.

É o caso dos adesivos tridimensionais, como esta suposta prateleira de cubos 3D. O adesivo, estrategicamete colocado na parede, atrai os olhos e ajuda a disfarçar a dimensão reduzida do local.

06_06_ilusaodeotica6

Para quem não tem medo de ousar, outra brincadeira interessante é o papel de parede adaptado ao ambiente. A ideia fica muito legal para o quarto das crianças e também para quebrar a seriedade do home office, por exemplo.

06_06_ilusaodeotica7

7 – Personalize sua fachada

As fachadas podem ganhar muito mais destaque com um bocado de imaginação, bom gosto e talento. Em Perugia, na Itália, por exemplo, a técnica de perspectiva foi usada para criar a ilusão de que há uma passagem sob um arco para outra via.

06_06_ilusaodeotica8

O tromp l’oiel também ainda é muito usado na França, onde nasceu. Neste hotel em Borgonha, por exemplo, ela cria a ilusão de que há um cliente em uma janela.

06_06_ilusaodeotica9

8 – Use espelhos para criar ilusão de ótica

Quem é ligado em decoração sabe o poder dos espelhos em aumentar os ambientes. A ideia aqui é essa mesma, multiplicar o espaço através da ilusão de ótica.

A dica, no entanto, é aumentar ainda mais a sensação investindo na uniformização de piso e paredes, reforçando a unidade. Neste caso, o ideal é usar o branco, ampliando o lugar através do reflexo da luz. Basta um móvel espelhado e o lugar se transforma.

06_06_ilusaodeotica10

9 – Quadro ou cadeira?

Criatividade é o que não falta quando o assunto é ilusão de ótica. O estúdio de design japonês YOY, por exemplo, criou a peça Canvas, feita de madeira, alumínio e tecido elástico.

Quando você olha de longe, não há dúvida de que é apenas um quadro encostado da parede. Só que, na verdade, é uma cadeira, na qual você pode se sentar e se transformar em parte da verdadeira obra de arte.

Ao todo, o estúdio produziu três peças: cadeira, sofá e poltrona.

06_06_ilusaodeotica11

06_06_ilusaodeotica12

Gostou dessas ideias de ilusão de ótica? Experimente e depois conte para a gente o resultado!

Compartilhe!

    Tags: , , ,

    ©2017 IW Sua Casa – Decoração & Mercado - Mapa do Site

    Recuperar minha senha