5 dicas de decoração de apartamento de solteiro

Algumas dicas de reforma podem transformar os apartamentos de solteiros, que costumam ser mais compactos

Apartamentos para solteiros normalmente são pequenos e, por isso, a disposição dos móveis tem papel importantíssimo para valorizar o imóvel. Com uma decoração apropriada, você aumenta a área útil do local, criando espaço para uma pessoa viver confortavelmente e, ainda, receber convidados.

Um solteiro, seja homem ou mulher, normalmente prefere um ambiente compacto, com espaço otimizado, prático, fácil de manter, mas também aconchegante. E isso é plenamente possível com algumas táticas simples de decoração.

Veja a seguir 5 dicas essenciais para você montar um apartamento útil e agradável para solteiro!

Integre os espaços

Sem título

A integração de ambientes é uma excelente opção para aumentar os espaços de um apartamento pequeno. O mais usual é unir a cozinha, a sala de estar e de jantar em um único espaço, sem divisórias entre si. No entanto, você pode colocar uma bancada que separe a cozinha, no estilo cozinha americana. Isso permite que o morador se reúna com convidados em uma área maior e sem precisar ficar afastado quando estiver preparando uma janta, por exemplo.

Ambientes assim são muito vantajosos para um solteiro, pois são multifuncionais e, por isso, mais práticos. Quanto menos divisórias tiver no apartamento, mais área útil ele terá. Então, retire paredes e utilize, de preferência, o posicionamento da mobília para demarcar espaços, com exceção do banheiro e do quarto, que devem manter a privacidade.

Valorize a fácil manutenção

Normalmente o solteiro tem uma vida bastante agitada e não gosta de despender tempo limpando o apartamento. Por isso, opte por materiais de acabamento prático, com texturas lisas, como pisos de porcelanato. Além disso, não inclua luminárias e móveis com muitos detalhes, pois estes acumulam mais sujeira, tornando a manutenção uma tarefa frequentemente necessária. Pesquise as melhores opções de móveis e objetos para cada cômodo em termos de facilidade de manutenção.

Coloque móveis adequados

O apartamento de 45 m² tem sala com estilo navy. O sofá em “L” vira duas camas de solteiro para visitas. Uma faixa horizontal de espelho atrás dele parece alongar o espaço pequeno, que ganha outra “janela”. Projeto do arquiteto Marco Antonio Medeiros

Em lugares pequenos, cada móvel precisa ser muito bem escolhido para que todas as áreas sejam aproveitadas. Móveis planejados e feitos sob medida podem ser opções para quem não gosta de estar sempre mudando-os de lugar. Assim, a melhor opção é investir em um mobiliário prático e que economize espaço.

No quarto, a cama pode ser tipo box com baú, e a cabeceira pode ser feita diretamente na parede, com madeira ou apenas uma faixa pintada de cor contrastante. Utilize portas de correr no guarda-roupa e, de preferência, espelhadas para dar mais amplitude ao ambiente.

Aproveite os espaços verticais, colocando prateleiras em algumas paredes disponíveis. Mesas extensíveis também são boas ideias em apartamentos de solteiro, pois podem ser aumentadas em caso de visitas para refeições, mas não atrapalham a circulação das pessoas em outros horários. Outra opção interessante é o uso do sofá sem braços, pois, não mostrando o término do móvel, cria-se a sensação de o ambiente ser maior.

Permita modificações

A luminária sobre a bancada nesta cozinha integrada à sala foi comprada na La Lampe.

Mesmo que o apartamento seja decorado da forma mais funcional possível, o morador precisa ter a liberdade de alterar detalhes em situações específicas. Então, não fixe os móveis e também não exagere na quantidade de mobília. Assim, se precisar receber hóspedes ou resolver se casar no futuro, você poderá rearranjar o ambiente para atender melhor às necessidades.

Escolha bem as cores

Dicas para apartamento de solteiro

O apartamento de solteiro não contém muitos ambientes diferentes, de forma que o morador terá de olhar para as mesmas cores com frequência. Por isso, escolha cores neutras, como cinza, bege claro ou branco. No quarto, por ser um ambiente de descanso, pode-se ainda usar um azul-claro, pois confere tranquilidade. Contudo, as cores precisam estar em harmonia.

Se resolver trabalhar com temas, utilize um único para todos os cômodos. No caso dos móveis, é interessante que se use a mesma tonalidade em todos, lembrando que cores claras ampliam o espaço, enquanto cores escuras fazem os ambientes parecerem menores.

Não é porque o apartamento é compacto que ele não pode ser otimizado! Com essas dicas, é possível valorizar o imóvel e transformar um lugar simples em uma excelente opção de moradia para solteiro!

Gostou de nossas dicas? Comente!

Fotos: Pinterest

Compartilhe!

    Tags: , ,

    ©2017 IW Sua Casa – Decoração & Mercado - Mapa do Site
    mostrar
    Ao se registrar, você aceita e concorda com os termos e condições.
    onboarding_ok_titulo

    Estamos felizes em conhecê-lo

    Quer se mudar? Você tem uma busca grande pela frente, mas não se preocupe, nós vamos te ajudar a encontrar o imóvel ideal para você!

    Recuperar minha senha